Corporativo - 28/04/2020 - Leticia Orizam

5 Dicas Importantes para Projetos de Arquitetura Corporativa


O Layout
“Não é sobre mudar as pessoas, mas é sobre mudar os ambientes e incentivar a mudança nas pessoas”. 
Antes de começar, o arquiteto deve estar ciente da sua responsabilidade em projetar um espaço corporativo, na importância do seu trabalho. Os ambientes por ele criados impactam o ser humano, inclusive na saúde e qualidade de vida das pessoas. 
O arquiteto deve estudar quais os valores e objetivos da empresa, a identidade que ela quer transmitir, quais atividades cada colaborador exerce, o nível de concentração e colaboração cada um necessita. 
São diversos os conceitos aplicados: Open Space, Colab, Cápsulas, estações de trabalho compartilhadas. Não existe o correto, e sim, o  mais indicado para cada atividade, cada geração. E diante de um cenário dinâmico, onde a empresa é um organismo vivo com mudanças de equipes, o layout deve ser o mais flexível possível.

Conforto Acústico
A acústica é um item importante é deve ser levado em consideração. O barulho atrapalha a concentração e reduz a produtividade, cada atividade exige um nível de concentração diferente. São várias as causas de barulho, conversas, máquinas, circulação de pessoas, telefone e até mesmo a digitação em um teclado.
Para auxiliar no isolamento acústico o profissional deve escolher com muito critério as divisórias, os acabamentos do piso, teto, paredes, persianas e até dos mobiliários.
O layout também tem que ser bem pensado para evitar a disposição errada de ambientes que produzem muito barulho, tais como espaços de convivência, banheiros, copas, próximos de ambientes que exigem concentração e silencio.

Especificação do Piso 
Para a escolha dos pisos, são mais indicados os pisos vinílicos e carpetes, pois estes possuem melhor absorção dos ruídos. Já os revestimentos tipo porcelanato e granito são mais rígidos, absorvem menos e reverberam mais os ruídos. 
Os pisos vinilicos e carpetes são mais indicados para escritórios não só por auxiliarem na acústica e no conforto térmico, mas também pela facilidade e rapidez na sua instalação e pouca produção de resíduos.  
Ao especificar o piso, verificar se o seu uso é indicado para o local e se a sua vida útil atende as normas e as necessidade do cliente.

Especificação do Mobiliário
A escolha correta do mobiliário interfere diretamente no bem-estar dos colaboradores, auxiliando sua produtividade, foco e concentração. Escolher mobiliários que não atendem as NBRs (que são as Normas Brasileiras) e também das NR’s (Normas Regulamentadoras) especificas podem causar multas para a empresa:
  • ABNT NBR 13966:2008 - Móveis para escritório – Mesas
  • ABNT NBR 13962:2018 - Móveis para escritório – Cadeiras
  • NR 17 - Norma Regulamentadora Ergonomia

Dificilmente um mobiliário residencial irá atender as necessidades do ambiente corporativo, seja pelo cumprimento das normas, facilidade de se ajustar as diferentes medidas do corpo humano ou até mesmo pela qualidade e durabilidade dos componentes e acabamentos.

Os mobiliários modulados, que permitem a montagem, desmontagem e remontagem, viabilizam a flexibilidade do layout. 
Criar espaços descontraídos com mobiliários confortáveis, favorecem reuniões rápidas e informais, que podem ser feitas em qualquer cantinho do escritório. 
Para as estações de trabalho optar sempre por modelos que oferecem uma solução elétrica diferenciada, com calhas que permitem posicionar as tomadas onde for melhor para o colaborador. Assim, a pessoa vai evitar fios que atrapalhem o desempenho da sua atividade ao longo da jornada de trabalho. 

Iluminação corporativa
É necessário um projeto de iluminação feito por profissional especializado. A iluminação em um ambiente corporativo é muito importante, deve ser adequada e eficiente para as necessidades e para quais tarefas serão praticadas no ambiente.
A iluminação impacta diretamente na produtividade, concentração, saúde e bem-estar dos colaboradores.
A iluminação natural é muito importante para o ser humano (vitamina D), combate o cansaço e a falta de disposição. Sendo assim é importante aproveitar e usufruir da iluminação natural.
O conforto visual estimula os colaboradores durante a execução das tarefas, para isso é necessária uma iluminação uniforme.
O projeto de iluminação corporativa deve primeiramente atender às normativas, levar em consideração as características do ambiente (pé-direito, acabamentos, mobiliários, persianas e outros), contemplar economia de energia e melhor aproveitamento da intensidade luminosa. 
Para ambientes de trabalho procure dar preferência para lâmpadas LED brancas e frias, são ideias para estimular e manter a mente alerta.
Para ambientes de descanso e relaxamento podem ser consideradas lâmpadas mais quentes e aconchegantes.
 
Você tambem pode gostar:
Antes de começar, o arquiteto deve estar ciente da sua responsabilidade em projetar um espaço corporativo, na importância do seu trabalho. Os ambientes por ele criados impactam o ser humano, inclusive na saúde e qualidade de vida das pessoas.
Ler mais
A arquitetura de interiores é uma área da arquitetura tem a ver com toda a construção de um espaço interno. Deste modo tudo que afeta a habitação, incluindo materiais, acabamentos, requisitos elétricos, encanamento, iluminação, ventilação, ergonomia e uso inteligente do espaço
Ler mais
Depois de procurar muito o local ideal para morar, chegou a hora de realizar a decoração ou a obra para deixar o apartamento ainda mais a sua cara. E geralmente, as pessoas acham que a contratação de um profissional representará um custo desnecessário.
Ler mais
Na hora de decorar o apartamento da forma como sempre sonhou, é importante estar atento a alguns detalhes para que tenha resultados melhores. E o primeiro passo, é contratar um profissional qualificado para esse trabalho. Saiba mais clicando aqui.
Ler mais