Interiores - 28/04/2020 - Leticia Orizam

Arquitetura de interiores: Entenda seu conceito e diferenças

A arquitetura de interiores é uma área da arquitetura tem a ver com toda a construção de um espaço interno. Deste modo tudo que afeta a habitação, incluindo materiais, acabamentos, requisitos elétricos, encanamento, iluminação, ventilação, ergonomia e uso inteligente do espaço. 

Para entender mais sobre a arquitetura de interiores e suas diferenças com o design de interiores. Continue lendo. 

Definição do profissional de arquitetura de interiores

O arquiteto de interiores é o profissional responsável em acompanhar as obras, focado na elaboração de orçamentos e na decoração de interiores de escritórios, casas, apartamentos, lojas, empresas e etc. 

São responsabilidades do arquiteto de interiores:

•    Efetuar o orçamento com os fornecedores;
•    Estabelecer contato com os clientes;
•    Montar a produção de decoração;
•    Elaboração de projetos executivos de móveis sob medida;
•    Efetuar a estruturação de pedidos;
•    Realizar prospecção de novos clientes;
•    Desenvolver projetos;
•    Coordenar equipes de profissionais da obra;
•    Desenhar mobiliários que irão compor o espaço;
•    Escolha dos materiais e etc. 

O que compõe um projeto de interiores

O projeto de arquitetura de inferiores é o que compõe a ergonomia, conforto, luminotécnica, estética e funcionalidade de ambientes residenciais, comercial, corporativo, de acordo com a necessidade do negócio. 

A arquitetura de interiores possui um papel importante na rotina das pessoas que irão utilizar o local, portanto, devem entender as necessidades do cliente.

As fases que compõe o projeto de arquitetura de interiores, são: Layout; Projeto de instalações elétricas; Projeto de revestimento; Projeto de Gesso; Projeto de móveis; Móveis complementares e consultoria. 

Diferença entre design de interiores

Um designer de interiores trabalha com o arranjo de ambientes. Por isso, ele tem forte preocupação com a estética, a funcionalidade e o conforto do local projetado.
O profissional, inclusive, define revestimentos, acabamentos, cores e distribuição de móveis e objetos. Além disso, o designer tem como tarefa escolher acessórios, objetos, móveis e demais itens que irão compor o ambiente, de forma harmoniosa e funcional. 

Ou seja, a decoração é um simples arranjo do espaço interno, como as obras de arte, cortinas e demais objetos. São modificações que não alteram o projeto arquitetônico. 

Saiba mais sobre arquitetura em nosso blog, ou entre em contato com a Orizam Arquitetura para mais informações. 
 
Você tambem pode gostar:
Antes de começar, o arquiteto deve estar ciente da sua responsabilidade em projetar um espaço corporativo, na importância do seu trabalho. Os ambientes por ele criados impactam o ser humano, inclusive na saúde e qualidade de vida das pessoas.
Ler mais
A arquitetura de interiores é uma área da arquitetura tem a ver com toda a construção de um espaço interno. Deste modo tudo que afeta a habitação, incluindo materiais, acabamentos, requisitos elétricos, encanamento, iluminação, ventilação, ergonomia e uso inteligente do espaço
Ler mais
Depois de procurar muito o local ideal para morar, chegou a hora de realizar a decoração ou a obra para deixar o apartamento ainda mais a sua cara. E geralmente, as pessoas acham que a contratação de um profissional representará um custo desnecessário.
Ler mais
Na hora de decorar o apartamento da forma como sempre sonhou, é importante estar atento a alguns detalhes para que tenha resultados melhores. E o primeiro passo, é contratar um profissional qualificado para esse trabalho. Saiba mais clicando aqui.
Ler mais